Do Panamá para o Brasil: Carimañola pra petiscar!

O Panamá está participando pela primeira vez de uma Copa do Mundo, e a falta de experiência do time já lhe garantiu o título de pior seleção da competição, até agora. O país não segue para as oitavas de final, mas independente da vitória ou derrota, o país honrou sua participação e fez o melhor que conseguiu pra chegar até aqui, por isso, merece uma homenagem.

Panamá pode até não ter técnica exata no futebol, mas na culinária, é perito num petisco que com certeza, você vai amar!

Aprenda a preparar Carimañolas, os famosos bolinhos da culinária panamenha com massa de mandioca e recheio suculento, que aliás, pode variar.

Nós usaremos carne bovina picadinha, mas se quiser é possível adaptar com frango desfiado, carne bovina moída ou desfiada ou queijo.  

Essa receita rende cerca de 24  Carimañolas.

 

Ingredientes para Massa:

1 ½ kg de mandioca
3 colheres de chá de óleo
1 colher de chá de sal


Ingredientes para o recheio:

¼ xícara de óleo
½ xícara de cebola picada
2 dentes de alho picados
1 pimentão picado
½ colher de chá de pimenta de sua preferência
500 g de carne bovina picada (contrafilé ou miolo de alcatra)
2 colheres de chá de extrato de tomate
¼ colher de chá de cominho

 

Modo de Preparo:

1) Primeiramente, limpe a mandioca, corte-a em pedaços e cozinhe em uma panela com água, por cerca de 20 minutos. A ideia é que ela não fique completamente cozida, o ponto ideal é o al dente,

2) Passe a mandioca cozida por uma peneira e amasse com sal e óleo até obter uma massa macia, mas não mole;

3) Em uma outra panela aqueça o azeite e refogue a cebola picada, o alho e o pimentão. Adicione depois de alguns minutos a pimenta, o cominho e a carne picada. Mexa bem até que a carne fique totalmente refogada e soltinha;

4) Quando a carne estiver pronta adicione o extrato de tomate e o sal. Retire do fogo;

5) Pegue pequenas porções da massa de mandioca e faça uma espécie de omelete com as mãos. Coloque uma colherada do recheio preparado e feche dando forma de carimañola, isto é, de forma oval. Execute o mesmo procedimento com cada bolinho;

6) Em uma panela grande aqueça o óleo e frite os carimañolas até ficarem dourados. Quando removê-los, passe-os por papel absorvente e o petisco está pronto!!