Reflorestamento, uma questão de inteligência!

A madeira é matéria prima indispensável para fabricação de casas, móveis, papel e diversos produtos que usamos diariamente em nossas atividades. Seja colorindo ou cozinhando, folheando um livro ou tricotando, a madeira é a grande protagonista da história.

E basta analisar a História do Mundo para verificar o quanto a madeira foi utilizada para a fabricação de grandes empreendimentos, desde a construção de embarcações até casarões coloniais.  

O fato é que esse protagonista morre no final.

Explicando melhor. A madeira é um recurso natural escasso. Principalmente, porque, o ser humano, infelizmente, demorou a perceber essa realidade. Usou e abusou da natureza, derrubando árvores afoito e tirando proveito deste material que é finito. E chegamos ao tempo da extinção de grandes espécies, como pau-brasil, mogno e palmito-juçara.

A madeira acaba, isso é triste. Mas, ainda é necessária para a fabricação de um tanto de coisas, é até impossível enumerar quais são estas.

E agora? O que fazer? Usar a cabeça e reflorestar! Se é possível? Lógico. Reflorestar é uma questão de inteligência.

Para mostrar que é possível usar madeira de modo sustentável, a jornalista Lara Muniz fez o artigo “Vida longa à madeira”, disponível no site Planeta Sustentável. Leia esta matéria na íntegra e conheça profissionais inteligentes que apoiam e praticam o reflorestamento.

Acesse aqui!